Profissionais da enfermagem em acolhimento na recepção |
De acordo com o diretor Executivo do HGT,
Izair Polack, a classificação de risco integra a proposta de uma política de
assistência eficaz. “É um processo que pressupõe a determinação de agilidade no
atendimento a partir da análise, sob a óptica de protocolo pré-estabelecid
o, do
grau de necessidade do usuário, potencial de gravidade ou de agravamento da queixa
apresentada, proporcionando atenção centrada na nível de complexidade,
determinando o ordenamento do atendimento”, explicou, revelando que até o final
deste mês, as informações geradas pelo novo serviço vai subsidiar a criação de
um Indicador que vai revelar o perfil epidemiológico de atendimento no
hospital.
O atendimento decorre logo após o acolhimento
do usuário, que já acontece na recepção. Lá, enfermeiros contam com o auxilio
de técnicos de enfermagem, que verificam o estado geral do paciente, queixa
principal, sinais vitais e breve exame físico. Tudo isso antecedendo o
atendimento médico.
Mais agilidade e qualidade na assistência médica |
Segundo Izair, os casos de emergências são
priorizados e direcionados para sala própria. A identificação da gravidade é sinalizada
por etiqueta colorida autoadesiva ou marcação com giz de cera, no espaço superior
direito da Ficha de Sistematização da Assistência de Enfermagem, utilizada na
sala de Classificação de Risco, e que imediatamente é anexada à ficha de
atendimento de emergência.
O usuário apontado com a etiqueta vermelha
significa atendimento de emergência com risco de morte. A cor amarela sinaliza
caso de urgência, lembrando que as condições do estado de saúde pode agravar
sem o atendimento em até 30 minutos. Aqueles que ganham a etiqueta de cor verde
têm caso de saúde pouco urgente. Já os usuários com etiqueta azul são
encaminhados pelo serviço social do HGT para atendimento na Unidade Básica de
Saúde do município.
Significativa melhora no fluxo do atendimento |
O diretor Executivo do hospital, aponta
alguns dos principais benefício do serviço: redução dos riscos decorrentes de
eventual morosidade no atendimento, organização do fluxo de pacientes, gerenciamento
do tempo de espera, melhora contínua no atendimento de Emergência e Urgência,
além de promover melhores condições de trabalho à equipe interdisciplinar.
“Nos primeiros 30 dias de funcionamento do
serviço foi possível perceber uma melhora significativa no fluxo de atendimento
aos usuários da Emergência que tornou-se mais dinâmico e eficaz, diminuindo o
tempo de espera e melhorando a satisfação do público”, destacou.
Izair Polack aponta vários benefícios com o novo serviço |
O HGT presta assistência básica e de média
complexidade. Com disponibilidade de 56 leitos, que inclui uma Unidade de
Cuidados Intermediários (UCI) com leitos adulto e pediátrico. Lá, os usuários
podem contar com as especialidades de clínica médica, pediatria, cirurgia
geral, ginecologia/obstetrícia, ortopedia/traumatologia, radiologia,
anestesiologia, oftalmologia, cardiologia e endocrinologia.
Os usuários também contam com exames de
mamografia, endoscopia, ultrassom, eletrocardiograma, Raio X e exames de
laboratório. Outros equipamentos foram adquiridos, como o de videoendoscopia,
ultrassonografia e eletrocardiograma.
Serviço: O Hospital Geral de Tailândia fica na
Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91)
3752-3121.
Nenhum comentário:
Postar um comentário