domingo, 16 de março de 2014

HGT agiliza atendimento com classificação de risco

Rosângela Pereira passou por um susto, mas tudo deu certo
Garantir mais agilidade e qualidade no atendimento. Esse é o principal objetivo de um minucioso trabalho que está sendo desenvolvido com vistas à reestruturação do Sistema de Atendimento e Classificação de Riscos dos usuários atendidos pelo Hospital Geral de Tailândia (HGT), no nordeste do Estado, que ainda efetiva o encaminhamento do paciente para a Unidade Básica de Saúde (UBS) do município, a partir do perfil do diagnóstico , feito ainda na triagem, e que ganha cores de acordo com a gravidade ou não do caso.
A coordenadora de Atendimento do hospital, a psicóloga Soraya Braga Albim, expllica o atual processo de atendimento que está provocando uma significa melhora na assistência. Ao chegar ao hospital, o paciente é identificado, se apresentar condições clínicas, ele preenche formulário de primeiro atendimento que é feito por um enfermeiro que verifica temperatura, pressão arterial, glicemia, entre outros, para então receber a devida classifica de risco: verde: baixo risco e pode aguardar. Azul: recebe encaminhamento para a UBS. Amarelo: tem prioridade de atendimento na frente do verde. Vermelho: o estado é grave e passa direto para atendimento de urgência/emergência.
A aposentada agradeceu ao HGT pelo atendimento do amigo
O idoso Manoel da Silva, 76 anos, deu entrada no HGT com fratura no colo do fêmur. Sem família e nem amigos, ele passou cerca de quatro meses no HGT recebendo tratamento, que inclui cirurgia, colocou prótese e fez fisioterapia. Ao saber, por amigos, do paradeiro do amigo, a aposentada Sheila Oliveira Barbosa, 56, agradeceu a todos do hospital pelo tratamento destinado ao seu amigo, que vivia pelas ruas da cidade, até conhecer conhecê-la. “Se não fosse esse hospital, o atendimento e o carinho de todos, não sei o que aconteceria com ele”, refletiu.
A doméstica Rosângela Pereira, 31, residente em Tailândia, recorreu ao atendimento do HGT para seu filho de 13 anos, que sofreu agressão física. “Graças a Deus temos esse hospital aqui. Meu filho chegou quase sem fôlego, foi atendido imediatamente, fez raio X, ultrassom e outros Não sei se ele será operado. Estou muito satisfeita com a atenção que recebemos”, afirmou a mãe que estava aflita, mas horas depois, soube que o filho não iria passar pela cirurgia. Apenas ficaria em observação por mais um dia.
Dos 2.302 atendimentos que passaram pelo novo sistema de classificação de risco, mês passado, 1.902 foram enquadrados na cor verde; 245 no amarelo; 58 no vermelho e 97 na coe azul. “Então podemos observar que a grande maioria do atendimento foi de baixo risco, o que evidencia a importância do papel da triagem no hospital”, pontuou Soraya Albim.
Soraya Albim inova e melhora atendimento no HGT
“O mais importante é que todos são atendidos. Aqueles em que o caso não é para atendimento no hospital, além de dispor de encaminhamento, recebem orientações sobre a situação pelo Serviço Social do hospital”, detalhou, afirmando que anteriormente, o atendimento era sobrecarregado porque os usuários se deslocavam diretamente para o HGT, por se tratar de um hospital com atendimento denominado de portas abertas. “Agora, a triagem é efetiva e eficaz”, pontuou a psicóloga.
Com o novo sistema todos os usuários são atendidos
Responsável pela assistência básica e de média complexidade dos usuários do nordeste paraense, o HGT, que é administrado pelo Governo do Estado, em parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), melhora a cada dia os serviços oferecidos com a disponibilidade de 56 leitos e com as especialidades de clínica médica, pediatria, cirurgia geral, ginecologia/obstetrícia, ortopedia/traumatologia, radiologia, anestesiologia, oftalmologia, cardiologia e endocrinologia. HGT  dispõe ainda de uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com 10 leitos (adulto e pediátrico)
Os usuários também contam com a realização de exames de mamografia, endoscopia, ultrassom, eletrocardiograma, raio X, exame de laboratório. Outros equipamentos foram adquiridos, como o de vídeoendoscopia, ultrassonografia e eletrocardiograma. 
Serviço: O Hospital Geral de Tailândia fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-1273.

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