quinta-feira, 30 de junho de 2016

Hospital Geral de Tailândia conquista selo de cozinha verde

 O Hospital Geral de Tailândia (HGT), na mesorregião do nordeste paraense, é o mais novo integrante da lista de instituições da área da saúde a conquistar o selo Green Kitchen. O programa da Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente é indicado para restaurantes que aprimoram constantemente seu padrão de qualidade em benefício de seus usuários, sua região e seu ambiente social, baseado na ambientação natural, alimentação saudável e sustentabilidade.
A cozinha do HGT obteve o reconhecimento do Green Kitchen por adotar uma alimentação saudável, com o diferencial de levar a natureza à mesa, em refeições puras, sem adição de produtos químicos, sempre preservando a sustentabilidade, devolvendo ao ambiente o mínimo de resíduos sólidos, na melhor forma de recuperação, com lavadores de ar dos sistemas de exaustão e uso de produtos biológicos para limpeza em geral.
Para a responsável pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND), a nutricionista Aline Baldo Fiorese, 26, uma alimentação saudável ultrapassa o limite de ser equilibrada e nutritiva. “A forma como os alimentos que ingerimos foram produzidos, também determinará o quanto eles são saudáveis”, observou, afirmando o cuidado e rigor na seleção para aquisição, tratamento e produção de alimentos para colaboradores, usuários e seus acompanhantes.
Ela ressalta a necessidade de melhoria constante nas atividades diárias para manter a qualidade do produto oferecido, especialmente aos pacientes internados que necessitam de uma alimentação equilibrada, saudável e nutritiva para manutenção e/ou recuperação do seu estado nutricional.
A qualidade da alimentação é de responsabilidade de uma equipe de colaboradores que participam constantemente de capacitação promovida pela própria nutricionista, onde ela enfatiza a diferença entre os produtos orgânicos e convencionais. Esses profissionais também passam por treinamento sobre a importância do manejo de resíduos em restaurantes/cozinha.
Bastante satisfeito com a mais recente conquista que veio agregar a gestão, o diretor executivo do hospital, José Batista Luz Neto, todos os produtos adquiridos passam por rigorosa avaliação, especialmente, sobre as condições sanitárias de acondicionamento dos insumos e respeito as legislações vigentes.
“Priorizamos alimentos com selo de produção sustentável e qualidade consolidada no mercado”, ressaltou, informando ainda que a aquisição dos produtos também passam por cotação de fornecedores qualificados e, por uma questão sócio política, o HGT qualifica os fornecedores e distribuidores locais. “Até mesmo os materiais de limpeza, utensílios da cozinha do hospital, obedecem um padrão específico e os alimentos são criteriosamente armazenados em local adequado quanto a temperatura, umidade, cujo espaço tem acesso restrito”, detalhou.

José Neto revela ainda que a gestão incentiva os pequenos produtores locais, que após avaliação de técnica de produção e cultivos, passam por avaliação pelo SDN do HGT.
Ano passado, o HGT forneceu 208.380 refeições, com uma média mensal de 17.365 refeições.


Serviço: O Hospital Geral de Tailândia fica na avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

Nenhum comentário:

Postar um comentário